A ex-prefeita de Palmas e presidente estadual do PSDB, Cinthia Ribeiro, iniciou conversas para formar uma frente partidária que pretende disputar o Governo do Tocantins em 2026. As tratativas ocorrem nos bastidores e envolvem siglas de diferentes espectros ideológicos.
Reuniões já realizadas
De acordo com interlocutores, Cinthia se reuniu recentemente com o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) e com o senador Irajá (PSD). Os encontros buscaram avaliar possibilidades de composição para a chapa majoritária.
Diálogos em pauta
Estão previstas conversas com o vice-governador Laurez Moreira (PSD) e com dirigentes petistas no Estado, entre eles Nile Willian, Donizeti Nogueira e o ex-deputado Paulo Mourão. A proposta apresentada pelo grupo é estruturar um programa voltado à diversificação econômica, fortalecimento dos serviços públicos, redução das desigualdades regionais e modernização da administração estadual.
Contexto político
A movimentação ocorre em meio à articulação de forças que fazem oposição ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e à senadora Professora Dorinha (União Brasil), ambos cotados para a disputa de 2026. A ampliação de apoios buscada por Cinthia pode interferir nas pretensões de Vicentinho Júnior e de Laurez Moreira, que também avaliam candidatura ao Palácio Araguaia.
Imagem: Atitude Tocantins
Próximos passos
Segundo sua assessoria, Cinthia Ribeiro começará em fevereiro uma agenda de visitas a municípios tocantinenses para ouvir demandas locais e consolidar a plataforma de governo. Observadores políticos acompanham a formalização de adesões partidárias e o envolvimento de lideranças municipais como termômetro da viabilidade da coalizão antes das convenções.
Com informações de Atitude TO
