A Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc) estendeu o período para confirmação de matrícula dos estudantes novatos da rede estadual. Pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos têm agora até a próxima segunda-feira, 19 de janeiro, para comparecer à escola indicada e apresentar a documentação exigida.
O calendário inicial previa atendimento apenas nos dias 15 e 16. De acordo com a superintendente de Educação Básica da pasta, Celestina Maria Souza, a ampliação foi adotada para atender quem não conseguiu se deslocar às unidades nos primeiros dias.
A consulta da escola de destino pode ser feita no Portal de Matrículas e Transferências, mediante o número de protocolo gerado no ato da solicitação.
Demanda e início das aulas
Neste ano, a rede estadual recebeu aproximadamente 9 mil novos pedidos de matrícula, sendo 4.704 para o Ensino Fundamental e 4.254 para o Ensino Médio. O ano letivo começará em 2 de fevereiro em todo o Tocantins.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula, é preciso apresentar:
Imagem: Mari Rios
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Histórico escolar ou declaração de concluinte;
- RG e CPF do estudante;
- Comprovante de endereço recente;
- Comprovante de serviço militar (homens de 18 a 45 anos, exceto indígenas);
- Cartão de vacinação atualizado (menores de 18 anos);
- Cartão SUS;
- RG e CPF dos pais ou responsável;
- Cartão do NIS (beneficiários de programas sociais);
- Foto 3×4 recente.
Alunos da Educação Especial ou filhos de pessoas com deficiência que solicitaram prioridade devem apresentar laudo médico com carimbo e assinatura do profissional. No caso de filhos de pessoas com deficiência, é necessário o laudo ou avaliação biopsicossocial dos pais.
O atendimento para confirmação de matrícula ocorrerá diretamente nas escolas designadas até o fim do prazo estendido.
Com informações de Sou de Palmas
