','

'); } ?>

Maria Santana toma posse como primeira reitora negra da UFT em cerimônia com ministro da Educação

A professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem foi empossada no cargo de reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na quarta-feira, 4 de fevereiro, durante solenidade na sede da instituição, em Palmas. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de autoridades estaduais, servidores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.

Ao discursar, o ministro anunciou que vai trabalhar para incluir a construção do Hospital Universitário da UFT no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). “Não tenham dúvidas de que esse hospital será feito aqui em Palmas”, afirmou.

Maria Santana, filha de lavradores e egressa da educação pública, destacou a relevância do ensino gratuito. “É tempo de construirmos juntos uma universidade ainda mais forte, democrática e comprometida com a qualidade da educação pública”, disse. A gestora ressaltou que o hospital universitário é “o elo que falta para consolidar o Tocantins como centro de excelência médica no Norte do país”.

Trajetória da nova reitora

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Pedagogia pelo Instituto Luterano Superior de Palmas (Iles), Maria Santana integra o corpo docente da UFT desde 2011. Foi pró-reitora de Extensão entre 2016 e 2025 e coordenou o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex) na Região Norte.

Perfil e investimentos da UFT

Criada em 2000 e em funcionamento desde 2003, a UFT mantém atualmente cinco campi — Gurupi, Palmas, Arraias, Miracema e Porto Nacional —, além de polos de educação a distância. Oferece 53 cursos de graduação, que atendem 10,1 mil estudantes, e 38 programas de pós-graduação, com 1,8 mil discentes. O quadro de servidores reúne quase 1,6 mil profissionais, entre mais de 900 docentes e cerca de 700 técnicos administrativos.

Pelo Novo PAC, a universidade recebeu R$ 17,3 milhões para obras como o Complexo Laboratorial e o Hospital Veterinário em Gurupi, além do Complexo Esportivo e do Complexo Laboratorial de Engenharia Elétrica em Palmas, iniciativas que visam modernizar estruturas acadêmicas e ampliar a permanência estudantil.

Agenda no Tocantins

Na quinta-feira, 5 de fevereiro, o ministro Camilo Santana tem visita programada ao Centro de Ciências Integradas (CCI) e às obras do Bloco de Salas de Aula 3P do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, para acompanhar o andamento de investimentos federais.

Com informações de Atitude Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *