','

'); } ?>

Bolsonaro inicia recuperação após cirurgia de hérnia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou o período de reabilitação no hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido, na quinta-feira (25), a uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral.

De acordo com boletim médico, o procedimento durou cerca de 3h30, foi considerado bem-sucedido e não registrou intercorrências. No pós-operatório, Bolsonaro já realiza sessões de fisioterapia e recebe medicação para prevenir trombose, além de ajustes nos remédios contra crises de soluço e refluxo gastroesofágico.

O cirurgião Cláudio Birolini explicou que a hérnia era mista — direta e indireta — e exigiu reforço da parede abdominal com a colocação de uma tela de material sintético.

Autorização judicial

A intervenção foi autorizada na terça-feira (22) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após pedido da defesa. O aval atendeu recomendação pericial do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que apontou piora progressiva do quadro clínico do ex-presidente, associada a crises de soluço e tosse crônica que elevam a pressão intra-abdominal.

Embora o procedimento não fosse de urgência, a perícia destacou a necessidade de realização “o mais breve possível” para evitar complicações.

Custódia na Polícia Federal

Bolsonaro está detido desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Segundo decisão do STF, ele violou a tornozeleira eletrônica ao tentar danificar o equipamento com um ferro de solda, o que motivou a negativa de pedido de prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares e risco de fuga.

Os médicos preveem evolução estável nos próximos dias, sem necessidade de novos exames ou procedimentos adicionais.

Com informações de Sou de Palmas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *