','

'); } ?>

Governo reinstala grades no Palácio do Planalto por receio de protestos

O Palácio do Planalto voltou a ser isolado com grades de proteção neste sábado, 24 de janeiro, por determinação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A medida foi adotada após a confirmação de manifestações em Brasília, entre elas a caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo o GSI, a instalação das barreiras tem caráter preventivo e segue protocolos de segurança para preservar a sede do Executivo federal. O órgão destacou que o reforço ocorre devido à previsão de atos em áreas próximas ao palácio.

Caminhada rumo à capital

A mobilização encabeçada por Nikolas Ferreira começou na segunda-feira, 19, em Paracatu (MG). O grupo percorre cerca de 240 quilômetros até Brasília em protesto contra as penas impostas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Os organizadores esperam a chegada de aproximadamente 400 apoiadores à capital no domingo, 25.

Uso intermitente das barreiras

As grades de contenção são utilizadas regularmente em grandes eventos na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes para controlar a circulação de pessoas. Após permanecerem de forma permanente por quase uma década, desde as manifestações de 2013, as estruturas foram retiradas em 2023, no início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde então, o isolamento físico voltou a ser empregado apenas em situações específicas, como no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a cumprir prisão domiciliar, quando também havia expectativa de protestos.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *