','

'); } ?>

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes e oposição fala em impeachment

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu arquivar a solicitação de abertura de inquérito contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no chamado “Caso Banco Master”. A decisão foi tomada pelo procurador-geral Paulo Gonet e divulgada em 29 de dezembro de 2025.

No pedido, parlamentares de oposição apontavam três pontos que consideravam suspeitos: o contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório de advocacia da esposa de Moraes; seis ligações feitas em um único dia pelo ministro ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para acompanhar a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB); e um voo compartilhado pelo ministro Dias Toffoli com um advogado ligado ao Banco Master para assistir à final da Copa Libertadores.

Para Gonet, nenhum dos elementos apresentados configura indício suficiente de ilícito que justifique a abertura de investigação criminal contra Moraes. Com isso, o procedimento foi arquivado.

Reação da oposição

Insatisfeitos com o resultado, partidos de oposição informaram que irão protocolar um pedido de impeachment contra Moraes no Senado e articular a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as operações do Banco Master.

Além do arquivamento, segue em andamento uma acareação determinada pelo ministro Dias Toffoli entre o diretor de Fiscalização do Banco Central e investigados no caso. A medida provocou preocupação no mercado financeiro sobre possíveis impactos na credibilidade da autoridade monetária.

Não há prazo definido para que o Senado analise o pedido de impeachment ou para que o Congresso decida sobre a CPMI.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *