','

'); } ?>

TJTO recebe lista sêxtupla da OAB-TO para vaga do Quinto Constitucional

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), a lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) para a vaga de desembargador destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.

Os nomes indicados são Kellen do Vale, Ercílio Bezerra, Guilherme Trindade, Marcos Antônio, Parrião Júnior e Jadson Sousa. A relação foi aprovada na última sexta-feira (6), durante sessão do Conselho Seccional da OAB-TO, após o cumprimento de todas as etapas previstas no regulamento interno do processo seletivo.

A entrega foi feita à presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que ressaltou o respeito institucional entre o Judiciário e a advocacia e destacou que a participação de advogados na composição dos tribunais amplia o diálogo e a pluralidade nas decisões judiciais.

Próximos passos

Com o recebimento da lista sêxtupla, caberá ao Conselho da Magistratura do TJTO escolher três nomes para compor a lista tríplice que será encaminhada ao governador do Tocantins. O chefe do Executivo terá até 20 dias para nomear o novo desembargador da Corte.

Processo conduzido pela OAB-TO

A presidente em exercício da OAB-TO e coordenadora da Comissão de Análise e Arguição do Quinto Constitucional, Priscila Madruga, afirmou que a conclusão desta fase segue o cronograma estabelecido pela entidade, conduzido com critérios de transparência e participação do Conselho Seccional. Ela desejou sucesso aos candidatos e ressaltou a responsabilidade de representar a advocacia no tribunal.

O diretor-tesoureiro da OAB-TO e integrante da mesma comissão, Pedro Vitor Rabelo, destacou que a lista entregue reflete deliberação colegiada e, a partir de agora, o procedimento fica sob responsabilidade do Judiciário.

Previsto na Constituição Federal, o Quinto Constitucional reserva parte das vagas nos tribunais a representantes da advocacia e do Ministério Público, com a finalidade de diversificar a composição das Cortes.

Com informações de Atitude Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *