','

'); } ?>

Camelos vistos em fazenda do Jalapão já serviram a passeios turísticos no Rio Grande do Norte

Quatro camelos que chamaram atenção nas redes sociais ao serem filmados descansando em uma fazenda do Jalapão, no Tocantins, trabalharam anteriormente em passeios turísticos no litoral do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada em reportagem da TV Anhanguera.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), os animais chegaram ao estado em abril de 2024. Eles estão alojados regularmente em uma propriedade rural localizada em Rio Sono, área que faz divisa com Lizarda, no leste tocantinense.

O órgão estadual informou que conferiu a Guia de Trânsito Animal (GTA) e demais documentos exigidos para o transporte, não encontrando irregularidades sanitárias.

Espécie e origem

Segundo o biólogo Claudio Montenegro, os camelos pertencem à espécie Camelus bactrianus, caracterizada por duas corcovas. Os dromedários (Camelus dromedarius) possuem apenas uma.

Montenegro explicou que camelos e dromedários foram importados no passado para zoológicos, circos e hotéis que ofereciam passeios em dunas, principalmente no Nordeste. Novas importações estão proibidas, mas ainda há exemplares remanescentes dessas aquisições.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acrescentou que o dromedário consta na Portaria nº 2.489/2019 como espécie doméstica isenta de controle operacional.

O g1 não conseguiu contato com o proprietário da fazenda onde os animais foram filmados.

Com informações de G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *