O Governo do Distrito Federal entra em 2026 com 371 áreas em andamento para regularização, distribuídas em grande parte das 35 Regiões Administrativas (RAs), conforme levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF).
Regiões com maior número de processos
Sobradinho II lidera o ranking, com 81 áreas em fase de regularização nos setores Boa Vista, Contagem e Grande Colorado, o que pode beneficiar mais de 3,5 mil famílias.
Na sequência aparece Planaltina, quinta RA mais populosa do DF segundo o Censo 2022 do IBGE, com 67 áreas localizadas sobretudo nos setores Mestre d’Armas, Arapoanga e Aprodarmas. A maioria dos processos envolve lotes em condomínios, mas também há quadras residenciais incluídas.
Em terceiro lugar está o Jardim Botânico, que tem 60 áreas distribuídas nos setores Tororó, Estrada do Sol e na própria região do Jardim Botânico. A inclusão acompanha o crescimento populacional local, que subiu 41,5% em quatro anos, passando de 53 mil moradores, em 2021, para 75 mil em 2024, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).
Demais RAs com processos abertos
Outras regiões com áreas em regularização são:
- Arniqueira: 15
- Vicente Pires: 15 (trechos 1 a 4)
- Ceilândia: 12
- Varjão, Lago Norte e Sobradinho: 11 cada
- Gama e Itapoã: 10 cada
- São Sebastião e Fercal: 9 cada
- Brazlândia e Sol Nascente: 6 cada
- Paranoá, Riacho Fundo II e Taguatinga: 5 cada
- Guará, Recanto das Emas e Riacho Fundo I: 4 cada
- Santa Maria: 3
- Estrutural, Lago Sul e Samambaia: 2 cada
- Núcleo Bandeirante e Park Way: 1 cada
Água Quente, Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Plano Piloto, SIA e Sudoeste não possuem áreas pendentes na lista da Seduh-DF.
Imagem: Internet
Como consultar o andamento dos processos
As informações estão disponíveis no Portal Regularização da Seduh-DF. Para acompanhar o status de cada área, o interessado deve:
- Selecionar a aba “Processos em Andamento”.
- Clicar na RA desejada no mapa ou digitar o nome do parcelamento no campo de busca.
- Escolher o parcelamento ou ocupação para visualizar detalhes.
O sistema apresenta 14 etapas de monitoramento, que vão da documentação inicial ao eventual registro em cartório, além do nome do responsável pelo projeto e o estágio atual.
Com informações de Metrópoles
