','

'); } ?>

Léo Índio, foragido do STF, aparece em vídeo no lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, voltou a ser visto publicamente. Foragido desde abril do ano passado, o primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surgiu em um vídeo gravado na Garganta do Diabo, principal queda das Cataratas do Iguaçu, em Puerto Iguazú, na Argentina.

As imagens, divulgadas nas redes sociais nos últimos dias, mostram Léo ao lado do pai, o ex-militar Cláudio Márcio, e da mãe. No registro, o pai comemora a visita ao ponto turístico localizado na fronteira entre Brasil e Argentina.

Mandado de prisão e situação judicial

Desde abril de 2023, Léo Índio é alvo de mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso retorne ao território brasileiro, deverá ser detido imediatamente.

Ele deixou o Brasil em março de 2023, após o avanço das investigações sobre os atos de 8 de janeiro. Em outubro do mesmo ano, a Polícia Federal apreendeu seu passaporte durante operação relacionada ao inquérito.

Em 28 de fevereiro de 2025, a Primeira Turma do STF aceitou por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), tornando-o réu por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes. A maioria do colegiado também confirmou, em plenário virtual, a abertura de processo penal e rejeitou recurso da defesa.

Estadia na Argentina e ação na OEA

O governo do presidente argentino Javier Milei concedeu autorização para que Léo Índio permaneça no país. Recentemente, ele protocolou petição na Organização dos Estados Americanos (OEA) alegando perseguição e violação de prerrogativas por parte do ministro Alexandre de Moraes.

Com informações de Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *