','

'); } ?>

Relatórios apontam que Bolsonaro teve picos de pressão ao longo da semana

Laudos médicos enviados nesta sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou picos moderados de hipertensão durante a semana. De acordo com a equipe que o acompanha, as elevações de pressão foram controladas com doses extras dos medicamentos já prescritos.

O documento registra ainda uma alteração residual na base do pulmão esquerdo, sequela da pneumonia diagnosticada em março de 2026. Entre as principais preocupações clínicas permanece o tratamento de soluços recorrentes e prolongados, que obrigam a manutenção de fármacos de ação central no limite seguro. Esses remédios provocam sonolência diurna e instabilidade no equilíbrio corporal, segundo os profissionais de saúde.

Para reduzir os episódios de soluço, Bolsonaro segue uma dieta fracionada e com baixo teor de acidez. O fisioterapeuta Kleber Caiado informou que o ex-presidente concluiu oito semanas de pós-operatório no ombro direito e realiza sessões de mobilidade, incluindo técnicas de agulhamento na cintura escapular, com o objetivo de aliviar tensões. A ausência recente de crises de soluço, acrescentou o fisioterapeuta, tem contribuído para diminuir a rigidez nas regiões cervical e do ombro, áreas onde o paciente relata desconforto.

A apresentação periódica dos laudos cumpre exigência fixada pelo ministro Alexandre de Moraes, que em março concedeu a prisão domiciliar a Bolsonaro para continuidade do tratamento médico. Com o término do prazo de 90 dias, a defesa já solicitou a prorrogação da medida, citando o quadro clínico atual como justificativa para que o ex-presidente permaneça em sua residência em Brasília.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *